segunda-feira, 8 de agosto de 2011


Dietas: mitos e verdades sobre os alimentos

Será que beber água durante as refeições engorda mesmo? E ovos realmente aumentam o colesterol? Veja abaixo, afinal, o que é mito e o que é verdade:

Carne vermelha é mais nutritiva que a carne branca?
A cor não tem qualquer relação com o valor nutricional. A carne vermelha simplesmente contém mais hemoglobina – substância responsável pela cor do sangue.

Beber durante as refeições engorda?
A água não engorda, mas, se bebida em excesso durante as refeições, pode dilatar o estômago (que e constituído por um tecido elástico). Consequência: você estará diluindo o ácido clorídrico produzido no estômago, o que irá promover um aumento no tempo de digestão, além de prejudicar todo o processo digestivo. Muitos acreditam que a bebida ingerida junto com o alimento ajuda a esvaziar o estômago mais rapidamente, levando as pessoas a comerem mais, o que não é verdade.

Dietas da moda funcionam para perda de peso permanente?
Embora você possa perder peso no início dessas dietas, elas podem não ser saudáveis, pois geralmente impedem que a pessoa obtenha todos os nutrientes que seu organismo necessita. Dietas da moda podem limitar seriamente ou proibir alguns tipos de alimentos, então a maioria das pessoas rapidamente enjoa delas e recupera o peso perdido.

Pular refeições é uma boa forma de emagrecer?
Seu corpo precisa de certa quantidade de calorias e nutrientes todos os dias para funcionar bem. Se você pular refeições durante o dia, estará mais propenso a compensar as calorias que “ficaram faltando” comendo mais na refeição seguinte. Estudos mostram que quem não costuma tomar o café da manhã tende a ser mais pesada do que aquela que faz um desjejum nutritivo. Uma forma saudável de perder peso é comer pequenas refeições ao longo do dia incluindo uma variedade de alimentos nutritivos.

Comer ovos eleva o colesterol?
O mito surgiu porque a gema tem mais concentração de colesterol do que qualquer outro alimento. Porém, não é suficiente para colocar a saúde em risco se houver moderação no consumo. Estudos sugerem que um ovo por dia não elevará o colesterol e será uma grande fonte de nutrientes.

Comer carboidrato engorda?
Cortar os carboidratos da dieta pode ter um benefício de redução de peso no curto prazo; mas comer carboidrato com moderação não ocasiona um ganho de peso diretamente. O corpo usa carboidrato como fonte de energia e um período sem ele pode causar cansaço e letargia. Além disso, o consumo de proteínas em excesso pode acabar promovendo o aumento da gordura corporal.

Tomar água em jejum emagrece?
A água por si só não pode destruir ou diminuir as células de gordura. Está errado dizermos que beber água emagrece. A água ajuda na manutenção do equilíbrio orgânico, sendo fundamental para um bom funcionamento do intestino, para a hidratação das células e para a ativação de todas as enzimas do organismo, além de auxiliar na eliminação de toxinas.













 

Nenhum comentário:

Postar um comentário