sábado, 25 de junho de 2011

Dica do Dia! Arroz Integral

Além de nutritivo o cereal diminui a gordura abdominal

Uma pesquisa realizada pela Universidade Tufts, nos Estados Unidos divulgou mais uma descoberta – e para lá de atraente – sobre os benefícios do arroz integral. O cereal ajuda a reduzir a gordura abdominal, ou seja, deixa a barriguinha chapada. O estudo, realizado por nutricionistas da universidade, analisou a dieta de 2 800 pessoas e constatou que as que consumiam três ou mais porções de cereais integrais diariamente, sem abusar de produtos refinados, tinham até 10% menos gordura visceral, a mesma que se deposita internamente sob órgãos como o pâncreas, intestino e fígado. 

O arroz integral, ao contrário do branco, produz esse efeito devido ao seu teor de fibras, que ajudam a reduzir a quantidade de glicose e lipídios absorvidos pelo organismo. 

As fibras presentes no arroz integral formam uma espécie de goma quando entram em contato com a água, tornando a digestão mais lenta e fazendo com que o açúcar dos alimentos seja assimilado aos poucos. Se não fosse dessa forma, aumentaria a produção de insulina, hormônio responsável por mandar a glicose para dentro das células. 

Em excesso, a insulina infla os pneus da barriga e, o que é pior, provoca doenças como diabetes.  Por esse motivo, devemos tomar cuidado com a alta ingestão de açúcares em nossa dieta.

Bom Domingo!
Beijos Andressa

Nenhum comentário:

Postar um comentário