quinta-feira, 23 de junho de 2011

Que friozinho...

Olá Pessoal,
Continuarei falando hoje sobre alimentação e inverno.
Muitos profissionais comprovam que não precisa morrer de fome para continuar em forma no inverno.
Nosso corpo, normalmente no inverno, suplica por alimentos calóricos para se manter aquecido e todas as dietas vão por água abaixo. O consumo de açúcares e gorduras cresce e confere um bem estar momentâneo, ocasionado pela sensação de prazer. O organismo, para se proteger da baixa temperatura, acelera o metabolismo e tende a necessitar de mais energia, sem perceber, acabamos aumentando a ingestão de comidas.
O nosso tecido gorduroso tem o papel de aquecer o corpo, no inverno, gasta-se mais energia para manter a temperatura em equilíbrio Devido a essa aceleração no metabolismo e da maior queima de energia, o inverno é uma ótima época para começar uma dieta.
Visando nos aquecer, o "chazinho da tarde" também é sempre bem-vindo, sendo esse um vilão na luta contra a dieta, pois pensamos sempre em uma bolachinha, bolo e ou torradas.
Nessa hora todo cuidado é pouco para quem deseja ficar em forma e não se assustar com a balança. Algumas dicas abaixos dada pela nutricionista Stela Queiroz são validas para tornar essa época mais tranqüila possível no que diz respeito a perder ou manter o peso com saúde e aproveitando o inverno.
Bebidas: modere nos capuccinos, chocolates quentes, vinhos e conhaques. Prefira os chás de frutas e folhas, ou até mesmo nos cafés com leite desnatados ou semi desnatados, adoçados com mel ou adoçante.
Sopas: evite sopas cremosas, pois muitas vezes contém creme de leite em seu preparo. Opte por sopas de legumes e verduras com temperos naturais, podendo consumi-las com maior freqüência.
Doces: recorra para os doces que contenha frutas, além de possuírem um valor calórico menor, são mais saudáveis. A laranja, acerola e limão são excelentes fontes de vitamina C que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, evitando gripe e resfriados. As frutas oleaginosas ( nozes, castanhas, avelãs...) fornecem zinco, este ajuda a equilibrar o colesterol e mantém a sensação de saciedade por mais tempo.
Exercícios Físicos: anime-se, aproveite que o nosso corpo está gastando mais energia e realize pelo menos 30 minutos de caminhada diariamente, você vai acabar até esquentando um pouco um corpo.
Espero que tenham gostado!
Beijos
Andressa

Nenhum comentário:

Postar um comentário