terça-feira, 28 de junho de 2011

Por que é tão difícil resistir?

Por que será que é tão difícil resistir a algumas tentações, principalmente quando estamos no meio ou iniciando uma dieta? Por que é tão difícil resistir a alguns alimentos e acabamos comendo - os compulsivamente?
Essa são perguntas que fazemos sempre para nos mesmos diante de certas tentações. Alguns alimentos como café, chocolates, açúcar e gordura causam no nosso organismo um certo tipo de dependência semelhante á de droga e acabamos comendo compulsivamente.
Descobri que a comida pode sim ser um vício, principalmente aquela ricas em açúcar, gorduras e farinhas refinadas, essas geram um consumo compulsivo e incontrolável e, consequentemente, uma sensibilização do organismo a substância. Quando esse é retirado, ficamos ansiosos, agressivos e nosso humor pode até se alterar.
Pesquisas comprovam que certos alimentos podem sim alterar o funcionamento cerebral, principalmente a gordura, quando a comemos sentimos mais vontade de comê - la.
Mas, podemos sim, nos livrar desses vícios, como por exemplo; saber identificar os alimentos que nos causam compulsão, quando for comer um desses alimentos observe se esta com vontade ou se está comendo-o por pura ansiedade, por estar aborrecido ou deprimido; quando sentir vontade de comer, mude a atividade, o foco e evite a fome oculta.
Minha dica é procurar sempre conhecer as reais necessidades do seu organismo, muitas vezes, como foi dito, comemos não por estarmos com fome, mais sim por estarmos ansiosos, estressados, tristes ou angustiados. Procure neste momento fazer uma atividade que lhe agrade, como ouvir uma música favorita, ligar para uma pessoa querida, sair para caminhar ou até mesmo realizar alguma atividade física.
Boa Sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário