segunda-feira, 4 de julho de 2011

Atividade Física no frio

Para quem não abre mão de praticar atividade física ao ar livre, a sensação pode ser a de estar se exercitando em um freezer e é preciso adotar cuidados especiais.
As partes do corpo que mais sofrem com o frio cortante são mãos, pés e cabeça, proteja-as para minimizar a perda de calor.
Saia de casa agasalhado (com uma calça mais quente em cima do short ou do legging, por exemplo) e só tire o excesso de roupa à medida que for aquecendo o corpo. E use modelos apropriadas.
Se estiver muito frio, vista calça comprida, de preferência com tecido tecnológico para maior conforto, camiseta de manga longa e até uma jaqueta corta-vento. Gorro, luvas e até óculos também são recomendados. Opte ainda por peças mais justas e coladas à pele, como leggings e segunda pele, que deixam menos espaço para a passagem de ar, protegendo melhor do frio.
Esses cuidados são importantes porque qualquer parte descoberta do corpo perde calor para o ambiente. Você demanda maior energia para manter-se aquecido e pode sentir o exercício mais extenuante. Em temperaturas muito frias, o ideal mesmo seria aquele capuz que cobre até o nariz.
Para quem pula da cama quentinha a fim de encarar o treino gelado, é essencial também iniciar os exercícios de forma leve. O aquecimento deve ser realizado antes de qualquer atividade, porém, no inverno, ele deve ser feito com maior atenção.
No frio a musculatura fica mais contraída e tensa. Para atenuar os riscos de lesões, é preciso realizar um bom aquecimento, em ritmo mais lento do que o habitual, durante 15 a 20 minutos.
O frio pode trazer aquela sensação de que está sobrando ar e seu corpo parece responder melhor, especialmente no início da atividade. Ou seja, a percepção de esforço é menor. Só que isso representa risco, podendo haver sobrecarga tanto para os músculos quanto para o coração, por isso, cuidado, preste sempre bastante atenção nos sinais que o seu corpo está dando.
O clima gelado favorece ainda infecções respiratórias. Para minimizar os problemas, procure realizar a respiração nasal durante a prática esportiva, fazendo com que o ar chegue aquecido aos pulmões.
Ao final de seu treino, vencida a barreira do frio, seu corpo estará inundado das substâncias de bem-estar e você terá aquela sensação de dever cumprido com sua saúde.
Mas para mantê-la intacta, é importante trocar a roupa suada logo após o término e novamente agasalhar-se. Se você vestir um casaco por cima da roupa molhada, vai passar frio. Troque a camiseta e então coloque o casaco.
É muito importante também, hidratar-se, antes, durante e depois da atividade física. A temperatura fria diminui a percepção de sede. Muita gente, porém, começa a treinar desidratada e isso não é bom.
Após o treino, para esquentar, há quem busque o conforto em uma bebida quentinha. Cuidado apenas com alguns tipos de chás e com o café, que são diuréticos e podem desidratar ainda mais.
Um bom argumento para não desistir do treino no frio é que, pela necessidade de manter a temperatura do corpo nos níveis normais, a atividade metabólica e o gasto calórico corporal aumentam, fazendo com que o corpo gaste mais energia mesmo em repouso. Isso é muito bom para aqueles que desejam "perder" aqueles indesejáveis quilinhos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário