sexta-feira, 15 de julho de 2011

Dica do Dia! Lombar

Cerca de 80% das pessoas já tiveram ou terão dor nas costas em algum momento da vida.

O fortalecimento muscular na região do tronco é muito importante. Normalmente, se a musculatura está bem condicionada, a postura correta vem naturalmente, não é o contrário. Forçar a postura de uma hora para outra, tentando melhorá-la, pode não funcionar, pois isso causa muita fadiga.

Além da musculatura forte, há uma série de cuidados diários, em atividades cotidianas, que ajudam a evitar o problema:
Limpando a casa: quando estiver varrendo, aspirando ou limpando, mova os pés em vez de se curvar ou girar o corpo. Use movimentos curtos.
Arrumando a cama: faça a cama ajoelhado. Tente manter a cama afastada da parede. Use um colchão firme.
Sentado em casa: prefira cadeiras com encosto vertical ao invés de sofás muito moles.
Em casa, relaxando: a dor nas costas piora quando se está infeliz ou estressado. Por isso, tente esquecer os problemas do trabalho quando estiver em casa.
Pendurando roupas no varal: trabalhe com quantidades pequenas de roupas. Carregue o varal com pequenas quantidades.
Fazendo compras: não carregue muito peso, utilize um carrinho de compras.

O colchão em que se dorme também pode agravar a dor. Ele deve ser firme o suficiente para que a coluna se mantenha reta. Por isso, é preciso trocar os colchões velhos, pois ele perde consistência e firmeza, e se torna prejudicial à saúde.

As dores lombares são musculares na maioria das vezes, mas nem sempre. Existem processos degenerativos na coluna que também causam essas dores.

Entre essas causas, encontram-se as hérnias de disco e a osteoartrose, mais conhecida como bico de papagaio. Outro problema comum é o estreitamento do canal lombar. Por esse canal passam os nervos que, comprimidos, levam dores para as pernas – dor no nervo ciático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário